terça-feira, 7 de maio de 2013

Animes de Terror [Curtos]

Isso mesmo! Tema de hje: Animes Assustadores - e curtos!
Uns conhecidos.. outros nem tantos, nessa lista, vamos dar destaque para os animes mais sombrios e que flertam com o terror psicológico. Vamos dar boas vindas aos fantasmas, espíritos e mesmo que todos esses animes abaixo contenham blood, ele fica em segundo plano nas tramas.
As notas/comentários são conceitos pessoais.. bora lá ^^

01 - Ghost Hound - (神霊狩)

-Ocultismo, trama bem elaborada e trilha sonora envolvente.
Nota: 10
Gênero: Suspense, Terror, Drama
Tipo: Anime
Episódios: 22
Exibição: 2007
Diretor: Ryutaro Nakamura
Roteiro: Masamune Shirow (idéia original), Chiaki Konaka (composição do roteiro)
Estúdio: Production I.G

Sinopse: Se passa na pacata cidade de Suiten, localizada na região desolada ilha de Kyushu e focaliza três garotos que tiveram, cada um, experiencias traumáticas na infância  Por causa disso, aprendem a transferir seus espíritos para um mundo chamado ' Mundo Oculto '. Este mundo está, no entanto, sofrendo modificações  com seus fantasmas começando a aparecer no mundo real. 

 Há uma base cientifica no anime para todos os eventos sobrenaturais, mesmo o enredo todo parecendo uma viagem de LSD, o que é muito bom, pois não tem a possibilidade de você ter que ficar quebrando a cabeça pra encontrar uma resposta razoável e satisfatória para tudo que acontece ali.
O terror é transmitido de forma psicológica (o que é muito mais interessante) e a presença do gore é quase nula. A trilha sonora é maravilhosa, conta com o tema "Poltergeist", o que dá um toque diferenciado e já deixa quem vai assistir no clima, os personagens são todos muito interessantes e cada um tem sua história, que até certo ponto justifica a forma como agem.








02-Boogiepop Phantom (ブギーポップは笑わない)


-Complexo, perfeito.

Nota: 10

Gênero: Adulto, Terror, Suspense

Tipo: Anime

Episódios:12

Exibição: 2000

Diretor: Takashi Watanabe

Roteiro: Rokuro Niga, Sadayuki Murai, 

Seishi Minakami, Yasuyuki Nojiri
Estúdio: MadHouse



 Sinopse: " Boogie Phantom se passa num período que abrange  os últimos cinco anos. No presente, um misterioso raio de luz, de alguma forma, desencadeia uma serie de acontecimentos, aparentemente, inexplicáveis. Jovens começam, repentinamente,a desaparecer, e atribuem-se tais incidentes a uma lenda urbana, o BoogiePop. Mas quem é BoogiePoop? Ele realmente existe? O que ele e o raio tem a ver com os acontecimentos ocorridos cinco anos atrás? O que ele e esses jovens que estão desaparecendo têm de especial? Quem são os Echoes e Mantícora? O que significa o estranho arco-íris que tem coberto o céu japonês após o raio? Felizmente  nesse caso, não basta assistir ao ultimo episodio para obter essas respostas. É necessário assistir a cada cena, sem piscar até o fim.  "
  Um fantasma, uma garota capaz de resgatar memórias perdidas, um garoto capaz de trazer esperança e felicidade, um humano composto, uma solitária estudante que investiga os acontecimentos estranhos que acontecem na cidade, estranhos fenômenos...esses são os principais elementos que formam Boogiepop Phantom. Os episódios parecem quebra-cabeças, e na medida em que você vai assistindo-os, é como se juntasse peça por peça. Assim como um quebra-cabeças, no inicio é difícil saber do que se trata e você se sente perdido, mas cada episódio assistido, corresponde a uma peça encaixada.  
   Quanto mais peças você conseguir encaixar, mais fácil se torna entender a trama e saber do que ela se trata. Mesmo que não pareça no inicio, todas as tramas e suas personagens estão entrelaçadas. Cada episódio é centrado em determinado personagem...as vezes dois ou três personagens ao mesmo tempo, contando a história de cada um, história essa que está interligada diretamente com outro personagem e assim por diante.O fato dos personagens serem idênticos aos de Serial Experiments Lain, não é por acaso, já que ambos os traços pertencem á Sadayuki Murai, que desenvolveu o conceito e escreveu o roteiro do anime e do live-action de Boogiepop.




03-Ookami Kakushi (おおかみかくし)

- O traço é lindo e a trilha sonora é ótima. O encerramento é tão criativo quanto o de Higurashi. Aliás, traço de Higurashi merecia algo assim...
Nota: 9

 


Gênero: Terror, Mistério, Drama
Tipo: Anime
Episódios: 12
Exibição: 2010
Diretor: Nobuhiro Takamoto
Arte:  Karin Suzuragi
Roteiro: Touko Machida
Estúdio: AIC

Seria um deus?Ou seria um lobo?
Uma lei secreta na parte antiga da cidade… traz junto morte e mistério.
É o verão de 1983. Dez histórias, interligadas pelos pensamentos das pessoas submetidas a repetidos pesadelos…

O que vem a ser a possível verdade desse lugar?
Um garoto de 16 anos, Hiroshi Kozumi, se muda para uma cidade na proximidade das montanhas.
A cidade é separada pela Cidade Nova e a Cidade Velha, e muitos misteriosos e cultos locais ainda permanecem lá.

Apesar de um pouco confuso, Kozumi anda aproveitando sua nova vida.
Porém, uma pessoa mantém distância dele: a representante de classe Kushinada Nemuru.
Em um de seus poucos desencontros, ela dá um conselho a ele: “Fique longe da Cidade Velha”.


   O inicio, como bem dito pelos critico, é bem enrolado sim, principalmente para um anime de 12 episódios. Mas as deixas dadas nos primeiros episódios por alguns personagens, é mais do que suficiente para prender quem assiste a um clima crescente de mistério e suspense. Não fecho os olhos para os pontos negativos, que aliás não são poucos. Clichês, alguns diálogos chatos, fan-service bobo (bem, pelo menos não teve nudez), enrolação e mais enrolação  sendo que tinha muito, mas muita história pra contar. Mas, no meio de tantos animes que atualmente tentam manter um clima de suspense e terror sem conseguir, Ookami Kakushi se sobressai, pois o roteiro é foda, simples.

 "É muito estranho. Alguma coisa está sendo escondida. É como se toda a cidade estivesse mantendo um segredo. Mas eu não sei o que é esse segredo."





04-Mononoke - (モノノ怪)
- A arte desse anime é incrivel. Se prepare para soltar a imaginação ^.^
Nota: 9
Gênero: Terror, Mistério, Fantasia
Tipo: Anime
Episódios: 12
Exibição: 2007
Diretor: Kenji Nakamura
Roteiro: Kazuhiro Fur
uhashi (Umibouzu), Kenji Nakamura (Zashiki Warashi 1), Sumio Watanabe (Zashiki Warashi 2)
Estúdio: Toei Animation 

Sinopse: Mononoke é um spin-off do arco da história Bakeneko de Ayakashi - Horror clássico japonês. Segue-se o vendedor Medicina como ele lida com os vários espíritos ou "Mononoke" no Japão feudal. Assim como na história Bakeneko, ele combate com uma série de ferramentas e seu vasto conhecimento do sobrenatural ao seu lado, mas só pode matar o Mononoke quando ele descobre sua forma (Katachi), a verdade por trás de sua aparência (Makoto) e do razão para seu comportamento incomum (Kotowari).





05-Vampire Hunter D - (D吸血鬼ハンタ)
Nota: 8,5
Gênero: Horror, Ação, Drama
Tipo: Filme
Exibição: 1985
Diretor: Toyoo Ashida
Estúdio: Ashi Productions / MOVIC

Enquanto fazia sua ronda, Doris Lang (17 anos), filha de um caçador de lobisomem já falecido, é atacada por conde Magnus Lee. Este que é dito ser um vampiro aristocrata que já vive á mais de 10.000 anos, vivendo tanto tempo assim é meio obvio que o tédio deve ser freqüente,  e sempre que isso acontece, ele sai á procura de jovens donzelas para poder se divertir-com elas (leia-se morder o pescoço das infelizes) até enjoar. Doris mais tarde, encontra um misterioso cavaleiro, que ela descobre se tratar de um caçador de vampiros e o contrata para acabar com Conde Lee. D aceita prontamente a missão.

No seculo 12, 90 d.C. a tecnologia e o sobrenatural tomaram por completo o mundo, mas graças a ambição ardorosa dos humanos, o mundo permanece desolado e sobre o domínio de déspotas. O que sobrou da raça humana foi dividida entre varias cidades e vilas vivendo com medo dos vampiros que compõe a nobreza, desviando e se escondendo dos monstros e mutantes. Em uma noite após cinco dias em que o Conde Magnus Lee tomou a força do sangue de Doris Lang e a escolheu como sua próxima esposa , ela contrata um caçador de vampiro que atende pelo nome de 'D' pra cuidar de um destino doentio. Como um dhampir (metade homem, metade vampiro), existe uma indignação eminente entre o caçador e sua caça. Mas o Conde acaba por descobrir que também existe um segredo peculiar no passado do Caçador de Vampiros D. "




06-Ghost Hunt - (ゴーストハント)
-O anime existe capítulos isolados, que duram em media 3 episódios  podendo ter também episódios isolados.
Nota: 8,5
Gênero: Suspense, Terror, Drama, comédia
Tipo: Anime
Episódios:25
Exibição: 2006/2007
Diretor: Rei Mano
Roteiro:Reiko Yoshida, Rika Nakase
Estúdio: JCStaff

O Instituto de Pesquisa Psíquica Shibuya é um escritório dirigido por Shibuya Kazuya, ou Naru, e estuda casos paranormais. Seu trabalho é investigar cientifica e minuciosamente fenômenos psíquicos a pedido de clientes. Um dia, Taniyama Mai, aluna do ensino médio, causa um acidente e Lin, assistente de Naru, se machuca. A partir daí, Mai começa a trabalhar no escritório como a nova assistente de Naru; apesar de não se entender nem um pouco com ele. Fantasmas, espíritos, maldições e exorcismos em massa… Nesse misto autêntico de horror e mistério, os membros do Instituto e seus mais novos ajudantes: a sacerdotisa Matsuzaki Ayako, a médium Hara Masako, o padre John Brown e o monge Takigawa Houshou, irão resolver inúmeros casos incrivelmente bizarros com muita reza e muito bom humor.

Ghost Hunter é originalmente uma série de light novel, intitulada Akuryo Series (悪霊シリーズ). A série foi escrita por Fuyumi Ono e ganhou uma adaptação para mangá, que já se encontra finalizado em 12 volumes.
 Esse anime se aproxima bem mais de Supernatural e os casos são tão interessantes quanto.
Em Ghost Hunt você será capaz de se pegar rindo das caras e bocas da Mai e até mesmo sentir um calafrio percorrendo pela espinha em alguns dos casos onde o ambiente se torna sombrio e fantasmagórico.  






07-Le Portrait de Petit Cossette - (コゼットの肖像)
- Romance e terror, com um toque de tragédia, adoro claro ^.^
Nota: 7

Gênero: Terror, Romance, Psicológico
Tipo: OVA
Episódios:3
Exibição: 2005
Diretor: Akiyuki Shinbo
Estúdio: Daume , Aniplex




 Eiri é um ajudante em uma loja de antiguidades. Um dia, ao desempacotar um copo antigo, ele começa a ter visões de uma bela garota dentro do copo. Com o tempo, ele acostuma-se com o acontecimento e o fato de que apenas ele tem tais visões. Depois de exames médicos e psicológicos, tudo parece normal, até que um dia a garota sai do copo e faz um pacto de sangue com Eiri, ela é Cossette, que morreu assassinada pelo noivo décadas atrás.


A história do anime ganhou uma adaptação em mangá pelas mãos de ASakura Katsura, que rendeu dois volumes, lançados em 2004.


Le Portrait of Petit Cossette consegue ser um ótimo anime de terror psicológico, que agrega muitos elementos psicodélicos. A trama se desenvolve de forma ágil e cenas possuem sequências rápidas, juntando fatos que ocorreram no passado com os acontecimentos do presente. A fotografia do anime é toda sombria e os personagens são o mais próximos possíveis da realidade, sem ser caricatos, além do fato de serem ótimos  Cossette consegue passar a emoção exata para esse tipo de personagem, sem deixar de ser assustadora.A trama gira em torno de Eiri e Cossette e a relação que existe entre eles e uma ligação que tiveram no passado...ou melhor dizer, outra vida. A história contém um grande mistério, muitos "porquês", o suspense vai aumentando de forma considerável até atingir seu clímax no último episódio. Os personagens secundários também tem um papel importante na trama e quando o suspense atinge seu clímax, dando lugar ao terror e envolvendo á todos até seu desfecho inesperado.

"Quem me amaria tanto, a ponto de renunciar sua própria vida? Se alguém se afogasse no mar por minha causa... Nesse instante eu seria libertada dessa pedra. Devolvida à vida. Poderia voltar a viver. Mas... se algum dia eu fosse trazida de volta à vida pela pessoa mais querida que possuo. Nessa hora, eu ia chorar solitária. Choraria só, procurando pela minha pedra.

Mesmo que meu sangue fosse tão doce como vinho, quão admirável seria? Afinal, não posso trazer de volta das profundezas do oceano a pessoa que mais me amou."


08-Ayakashi Japanese Classic Horror -(怪)
- Antigas histórias de terror japonesas. Otimo para se assistir mas sem grandes pretenções.
Nota: 6,5
Gênero: Suspense, Terror
Tipo: Anime
Episódios:11
Exibição: 2006
Diretor: Hidehiko Kadoka
Roteiro:Chiaki Konaka
Estúdio: Toei Animation


Este é um anime dividio em três histórias:
-Yotsuya Kaidan: Conta a história de um autor de historias de terror que, já com seus 70 e poucos anos, resolve dar mais suspense em seus contos. A história é de uma esposa traida por seu marido e que busca vingança mesmo depois de morta. 
Seu desenvolvimento é um pouco lento, o que pode causar a impressão de que não seja realmente uma história de terror, mas logo no segundo o episódio, a trama vai ganhando corpo e o resultado final é maravilhoso. 



-Tenshu Monogatari: É uma história de amor proibido entre uma deusa e um humano. Onde eles terão que lutar para conseguirem ficar juntos. 
É a história mais fraca em termos de terror, pra quem gosta de contos de amores proibidos, não tem como não gostar. Mas para quem não viu, não precisa se assustar, mesmo sendo fraca, ainda temos elementos básicos do terror. As deusas em questão, são chamadas de deusas esquecidas e são vistas como fantasmas pelos camponeses. E sabem do que elas se alimentam? De carne humana. 
Bakeneko: E por último temos a história de misterioso mostro-gato que visita uma família escandalosa, mas quais seriam seus reais motivos e porque ele espalhou amuletos pela casa? O fato que é que há um demônio querendo acabar com todos da família e tudo parece estar interligado de alguma maneira.
Esse consegue ser um conto bem mais no clima de terror que o segundo. Mas o terror ali se encontra mais visualmente e estar longe de ser algo que possa assustar alguém, está mais voltado para o lado psicológico  mas nada dark ou sombrio, pelo contrário. Monoke consegue ser muito carismático. 


09-Kakurenbo - ( カクレンボ)
- Muito cuidado quando for brincar de pique-esconde.
Nota: 6

Gênero: Terror, Mistério
Tipo: OVA
Episódios: 1
Exibição: 2004
Diretor: Shuhei Morita
Estúdio: CoMix Wave, Yamatoworks

Kakurenbo é um jogo do esconderijo, que se joga cerca das ruínas de uma antiga cidade desabitada  Os meninos desaparecem um por um, a cada vez que participam, e se diz que os culpados destes desaparecimentos são fantasmas ou demônios.

Uma noite, um menino chamado Hikora decide participar e entrar ao território proibido de Otokoyo para procurar a sua irmã, um dos meninos desaparecidos no jogo. Ele e outros 7 meninos devem se pôr suas máscaras de zorro e se abrir passo através de callejones e ruínas; e como se fosse pouco, também devem fugir dos demônios que os perseguem.




Esse é um curta metragem, desenvolvido e orquestrado por Makoro Shinkai. É de apenas um episódio de 25 minutos, lançado em 2005 pela Comix Wave e responsável por projetar a carreira de Makoro Shinkai, o sucesso foi tanto que ele pode lançar o longa-metragem "Beyond the Clouds".

O visual do anime é deslumbrante, ainda mais se pensarmos que foi feito á baixíssimo custo. A trama é muito bem bolada, fazer histórias em cima de lendas urbanas e jogos sinistros, se bem feito, não da outra á não ser o sucesso. Com um clima de terror que pode ser angustiante para alguns, chegando quem sabe á dar um frio na espinha, não há muito o que se queixar do anime. Só que eu prefiro quando o terror é retrato de formais menos convencionais, brincando com meus sentidos, ruídos  silencio, sussurros...brincar com o psicológico da pessoa é muito mais assustador do que monstros ou demônios. Mas isso vai de cada um.


10-Petshop of Horrors (ペットショップ オブ ホラーズ)
-"Uma vez que você prove, nunca mais poderá viver sem ele. Esse é o gosto do chamado amor." (Conde D)
Nota: 5

Gênero: Horror, Drama
Tipo: OVA
Episódios: 4
Exibição: 1999
Diretor: Toshio Hirata
Roteiro: Yasuhiro Imagawa
Estúdio: Madhouse




A história tem inicio numa pequena loja de animais de estimação que fica no meio de Chinatown. Um lugar onde as pessoas podem comprar o amor, a esperança e o sonho, que estão personificados em um animal que poderá levar para casa. Para uma alma desesperada, tais criaturas podem significar o mundo. Para levar o animal para casa, é preciso se assinar um contrato apresentado pelo conde D, proprietário da loja. No entanto, mesmo sendo apenas 3 regras apresentadas no contrato, podem ser mais difíceis de se seguir do que se pode pensar inicialmente.





 Bom gente, por hje é só, espero que gostem e deem opiniao :D #SrtaSlender



5 comentários:

  1. Esse Le Portrait de Petit Cossette, tem em que site legendado em português???

    ResponderExcluir
  2. Cara,essa trilha sonora do blog MEU DEUS *------* simplesmente perfeitaa *ww* Blog divo :3 Otimos animes também..Amo todas essas bandas :')

    ResponderExcluir